Negue-se a si mesmo

Negue-se a si mesmo.

“Então Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”

‭‭Mateus‬ ‭16:24‬ ‭

Negue se a si mesmo tome a sua cruz e siga Jesus.

Existe duas coisas que esse versículo fala e que não significam a mesma coisa, muitos interpretam como se tivesse o mesmo sentido e não, negar a si mesmo é diferente de tomar a sua cruz. A cruz está associada a morte carnal, tomar a sua cruz é matar a sua natureza carnal, pecadora, é dar uma reviravolta na sua vida, os pecados que antes você cometia já não comete mais pois sua natureza pecadora morreu na cruz com cristo e agora cristo vive em nós e frutifica em nos sua santidade e pureza e estamos nos desenvolvendo em santidade, tomar a sua cruz é seguir o exemplo de jesus e ser como ele buscando ser transformado segundo a sua semelhança.

A morte carnal é uma fez só, uma vez morta não volta a viver, jesus carregou a cruz por um dia e no final morreu nela por isso que a vida crista não é carregar uma cruz a vida inteira e carregar por um dia e no final morrer dela de uma vez por todas, você morreu na cruz com cristo não precisa mais ficar carregando a cruz, morrer na cruz com cristo uma vez só e ressuscitar com cristo uma vez só, para então reinarmos com ele e vivermos a vida unidos e selados com Ele, debaixo do senhorio  de cristo. Simplesmente morra na cruz e seja morto para si vazio de si e cheio de cristo vivendo agora a vida de cristo em você. Cristo vivendo em nós, nós nos tornamos hospedes e habitação do espirito santo, e um dos frutos do espirito santo em nós e uma das evidencias que o espirito santo vive em nos é o domínio próprio, ou seja, não estamos mais sob o domínio do pecado, quem domina a nós é nós mesmo, sob a orientação e ensinamento do espirito santo, ele quem nos da sabedoria e a mente de cristo para dominarmos a nos mesmo, o espirito que nos move o controle é dele. Tudo em nos está sob o seu domínio. 

Negar a si mesmo é algo diferente, por isso no versículo está separado pois não tem o mesmo sentido as duas coisas. Negar a si mesmo e matar a natureza pecaminosa devem andar juntas mas são dois passos diferentes a tomar. Existe pessoas que só tomam a sua cruz mas não negam a si mesmo, o negar a si mesmo tem a ver com renuncias, há pessoas que viveram a vida toda com Jesus, buscando sempre viver em santidade e não pecarem matando então sua carne na cruz, mas nunca renunciaram a nada nem a si mesmo. O negar a si mesmo é dizer não, renunciar algumas coisas, por algum tempo ou para sempre coisas boas e saudáveis. Renúncia de paixões e desejos saudáveis para mais intensamente conhecer Jesus. 

Coisas saudáveis como:

*Jejum, completo ou parcial. Completo sem comer nenhum tipo de alimento só chá, água liquido, e parcial é você podercomer algumas coisas mais básicas e naturais e coisas que não são naturais não comer como: salgadinhos, refrigerante, comidas prontas, congeladas etc.

* Dormir menos como vigília mas é um tempo só seu e Deus, aonde você dorme menos para passar mais tempo buscando Jesus.

*Se divertir e se distrair menos, assistir menos televisão, filmes, series, ficar menos ou sem contado com redes sociais, fazer menos coisas que distraia e divirta você.

*sair menos com os amigos, esse momento é mais para você se aproximar de Deus, ficar mais sozinho, conhecendo jesus e se conhecendo nele. 

*não se relacionar, não começar um relacionamento, como um voto de celibato, isso pode ser para sempre se esse for um dom seu, ou por algum tempo, pois isso é muito importante para seu relacionamento com Deus.

* gastar menos dinheiro, comprar mais o essencial e gastar menos com coisas fúteis e que não são importantes.

 

Essas são algumas coisas que você pode escolher fazer se quiser negar a si mesmo, você no seu relacionamento com Deus determinara o tempo dessas renuncias mas eu aconselho a fazerem isso com uma certa frequência, negar a suas vontades em proo de algo maior e que vai muito além do que imaginamos, essas coisas que são alguns exemplos, não são pecados, são presentes de Deus coisas boas que ele nos deu nessa vida, mas a gente pode escolher abrir mão disso por algo que realmente valera para sempre, as coisas que mais tem valor dessa vida são as coisas eternas. Isso pode parecer loucura para muitos, eu entendo, as pessoas podem ver isso como ser radical demais, mas no evangelho você precisa ser radical Jesus é um exemplo disso, ele negou a si mesmo até o fim, em nenhum momento ele amou mais a sua vida do que a missão que o pai havia o comissionado, precisamos ser apaixonados.

Essas coisas como falei são presentes dados por Deus que tornam nossa vida mais feliz, mas algumas pessoas querem mais que uma vida feliz, elas querem conhecer Jesus e participar da obra redentora que Jesus está fazendo na terra, por isso vale a pena abrir mão do que for, pessoas que querem conquistar o reino, acumular tesouros eternos e derramar o espirito santo sobre a nossa geração. 

Negar a si mesmo mostra a nós e ao mundo que não amamos ao mundo, nem as coisas do mundo, nem a nós mesmos.

“Eles o derrotaram pelo sangue do Cordeiro e pelo testemunho deles. Não amaram a própria vida nem mesmo diante da morte.”

‭‭Apocalipse‬ ‭12:11‬ ‭‬‬

Amamos a cristo e o seu reino. Negar a si mesmo nos prepara e nos molda para recebermos o novo de Deus, nos amadurece e nos torna mais parecidos com Jesus, assim podemos ter domínio e sabedoria para estabelecer o reino de Deus nas sociedades.  Negar a si mesmo é algo que deve ser feito em secreto para Deus, para ser visto apenas por Deus.  Negar a si mesmo nos torna mais sensível a voz de Deus e a saber e conhecer mais a sua vontade, e nos dá uma maior consciência da presença do Espírito Santo. 

Não será muito fácil, mas não será um sacrifício. Cristo será nossa força e o que nos manterá de pé

mas ele disse: “Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para que o poder de Deus opere por meu intermédio. Por isso aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.”

‭‭2Coríntios‬ ‭12:9-10‬ ‭‬‬

Abandonar algumas coisas, negar a nós mesmos se torna algo fácil, porque nada mais importa, pois estamos desesperado por Jesus, nada mais importa a não ser tocar Jesus e conhecê-lo.

 

 

Texto modificado, extraído do livro Segredos do lugar secreto.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s