E meus dons e talentos, onde estão?

E os meu Dons e talentos, onde estão?

Davi e Moisés lembram muito a mim. Moisés é aquele tipo de pessoa que diz a Deus “não sou bom em palavras”, “coloca outro no meu lugar”, “eu não sei falar direito” (pois Moisés era gago) “como vou fazer isso senhor”

Moisés, porém, disse ao S ENHOR: “Ó Senhor, não tenho facilidade para falar, nem antes, nem agora que falaste com teu servo! Não consigo me expressar e me atrapalho com as palavras.

“Então o S ENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés.

O S ENHOR perguntou a Moisés: “Quem forma a boca do ser humano? Quem torna o homem mudo ou surdo? Quem o torna cego ou o faz ver? Por acaso não sou eu, o S ENHOR? Agora vá! Eu estarei com você quando falar e o instruirei a respeito do que deve dizer”. “Por favor, Senhor!”, suplicou Moisés. “Envia qualquer outra pessoa!” Então o S ENHOR se irou com Moisés e lhe disse: “E quanto a seu irmão Arão, o levita? Sei que ele fala bem. Veja, ele está vindo ao seu encontro e se alegrará em vê-lo. Fale com ele e diga as palavras que ele deve transmitir. Estarei com vocês dois quando falarem e os instruirei a respeito do que devem fazer. Arão falará por você diante do povo. Ele será seu porta-voz, e você será como Deus para ele.” Êxodo‬ ‭4:2,10,11-16‬ ‭

““Mas S ENHOR!”, retrucou Moisés. “Os israelitas já não querem me dar ouvidos. Como posso esperar que o faraó me escute? Tenho tanta dificuldade para falar!”

Contudo, Moisés questionou o S ENHOR e disse: “Não posso fazer isso! Tenho tanta dificuldade para falar! Por que o faraó me daria ouvidos?”.” Êxodo‬ ‭6:12, 30‬ ‭

e Deus o escolheu, porque não seria as capacidades de Moisés seria Deus, e Deus o escolheu principalmente por causa do coração de Moisés, mas Moisés duvidava um pouco disse tanto que, Deus teve que enviar seu irmão para falar no lugar de Moisés, Deus falava para Moisés, Moisés falava para seu irmão e seu irmão falava para o povo. Mas Moisés foi ele fez a parte dele ele trabalhou na obra de Deus e construiu com Deus um grande legado na terra, conduziu um povo e ficou conhecido como o amigo de Deus.

E Davi é aquele que ninguém dava nada, “esse não tem talento”, “não tem dom”, “nunca vai ser alguém”, “É muito novo”, “não tem experiência com nada”, “não é alto não sabe lutar”. (Leia 1samuel 16: 1-13). Talvez você como eu também se identifique, talvez você já ouviu e também pensou que fosse o que menos importa, o que ninguém vê valor, ninguém nem sequer vê você, talvez você já ouviu de alguém na sua casa ou até mesmo na igreja, (eu já ouvi de pessoas de Dentro da igreja que eu não era capaz, que eu não tinha jeito pra nada), que você não tem talento que você não vai ser ninguém, mas você vai, pois se Deus olhou para eles e os colocou em lugares altos e confiou a eles seu povo e seu reino, a nós também ele olha, pois agora temos Jesus em nós e quando ele olha para nos ele vê Jesus, ele vê seus filhos amados em que ele se alegra, Deus vê o seu valor, Deus vê suas qualidades, dons, talentos, mesmo que ninguém veja, mesmo que até você não se de conta ele vê. E quanto mais “insignificante” você for para os outros, mais Deus usará pois ele adora usar aqueles que não são “nada” pois ai ele pode ser tudo aqueles que parecem ser “ocos’ “vazios” ele consegue preencher e encher tudo. Ele consegue ser tudo em nós e trabalha através de nós, aquele que não tem talento ele é o talento, aquele que não sabe falar, ele fala, aquele que não tem dons ele dá os dons do espirito, aquele que não é ninguém ele se torna tudo naquela pessoa, ele tem mais espaço para ser ele em quem não é ninguém, quem se acha demais não dá espaço para a gloria de Deus aparecer.

O Espírito Santo derramado em nós

Enquanto eu lia a história de Moisés e Davi, jesus me falou algo que explicou tudo, na antiga aliança o espirito santo não tinha sido derrama sobre as pessoa, ele só se manifestava mas não morava, não permanecia, depois de Jesus, do seu sacrifício ele nos deu algo que era dele, para cuidar de nos, e nos conectar com ele, e nos lembrar dele, sabe quando alguém passa um tempão com você e vai embora, e quer deixar algo com você para ser lembrado?!, Jesus fez isso, ele nos deu o amigo, o espirito santo para morar em nós, então nos tornamos como Jesus e um com ele pois nós temos o mesmo espirito, e agora passa a ser cristo em nós a espeça, a esperança primeiro para nós, pois agora não tem mais esse negócio de “eu não consigo” “eu não sei” “eu não tenho talento” pois temos o espirito santo morando em nós, ele mora em nós ele permanece em nós, nós carregamos a presença de Jesus em nós, e a bíblia diz que o espirito santo não tem limitações, ele não é alguém limitado ele é ilimitado, não tem nada que ele não saiba, que ele não consiga, ele nos dá os frutos dele e um deles é o domínio próprio então passamos a dominarmos a nós mesmo segundo o domínio do espirito santo, ou seja quando não sabemos falar ele sabe, quando não sabemos o que fazer, ele sabe, quando não sabemos nem orar ele sabe, e ora por nós com gemidos inexprimíveis, quando não temos talentos ele mostra os dele em nós, quando não temos dons ele nos dá os dele, quando não temos frutos ele nos dá os dele, nós ganhamos valor, honra, dons, talentos, somos importantes e podemos fazer tudo com ele em nós, agora é cristo em nós, não mais nós sozinhos indefesos, agora é o criador dos céus e da terra em nós, nos usando para a obra do reino dele que também é nosso pois somos seus herdeiros, nós somos muito bom para ele, ele nos ama mais que tudo no mundo, ele nos escolheu e ele não desiste de nós, ele nos persegue pois ele nos ama, ele quer que você se esvazie de toda sua carne e espirito mundano e se encha dele, e ele irá aflorar o grande milagre que há em você, os dons e talentos, pois ele te criou ele sabe para o que você foi criado, ele sabe e conhece tudo em você, ele fez cada detalhe com suas próprias mãos.

Nunca se desvalorize, pois Deus te dá valor e vê o seu valor, você não é alguém insignificante e sem talento para ele, você é a obra mais bela que ele já fez. Nunca mais diga que você não é ninguém, que você não consegue, nem de ouvidos para o que falam pois Deus, Jesus através do seu espirito mora em você ele escolheu você para habitar para se hospedar porque ele se agrada de você. Se esvazie de si mesmo e se torne uma extensão do amor e da gloria de Deus, se torne canal de benção, se torne cheio até transbordar dele, e fluir a água viva que é Jesus, ser um com ele para que onde você for seja ele em seu lugar.

Deus nos escolheu.

Deus escolheu te usar, ele quis que nós trabalhasse em equipe com ele, ele quis contar com a gente, não que ele precisasse de nós, mas ele escolheu escolher a gente para trabalhar com ele no plano de redimir a terra e de espalhar as boas novas de Jesus, e ele já nos ajudou muito, nos dando o espirito santo que se deixarmos, fará tudo em nós e através de nós. Se não fizermos o que a cabeça pede não estamos ligados a cabeça, e não estamos mais vivendo o propósito da vida que Deus criou para que vivêssemos, a minha cabeça não pode falar o que pensa ela precisa da minha boca para se comunicar e falar, a mesma coisa Deus, ele não precisa de você para falar, pois ele pode falar sempre de qualquer forma, mas ele escolheu nesse tempo, nós para ser a sua boca na terra, pois somos o corpo dele e o corpo só faz o que a cabeça impulsiona a fazer, pois o corpo sozinho sem estar ligado a cabeça e sendo um com a cabeça nada consegue fazer, não consegue fazer o que um corpo foi criado para fazer. Só viveremos os planos e propósitos de Deus quando formos um com ele.

Autora: Bárbara Maia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s